quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

ASDC é selecionada no Edital Lei Aldir Blanc SC 2021

A Associação Dança Criciúma - ASDC é aprovada no Edital Lei Aldir Blanc SC com a proposta “JAM: Encontro de Artistas Urbanos”. O objeto é realizar quatro JAMs envolvendo artistas urbanos do Estado de Santa Catarina, de forma aberta e gratuita, com as seguintes temáticas:

- Minha Última Dança;

- JAM de MCs;

- JAM UDR CREW;

- Encontro Pioneiros Danças Urbanas de Criciúma.

Como contrapartida social será realizado 02 (duas) Oficinas de Danças Urbanas na Casa do Hip Hop de Criciúma, no Bairro Paraíso.

JAM UDR Crew (2020)

Segundo Maxwell Sandeer Flor, Presidente da ASDC “ As ações culturais nas linguagens urbanas iniciaram na Comunidade Vila Zuleima, com identidade [Festival Duo de Rua - Mostra de Street Dance], em 1997. Em 2006, foi criada uma nova identidade [Duplo Balanço]. E não podemos deixar de citar o Festival Criciumense de Hip Hop, que desde 2012 propõe evento que abrange os quatro elementos do Hip Hop”, relembra.

Acreditamos que é preciso continuar a proposta JAM de forma regular, buscando fomento para as próximas edições, investindo em oficinas e palestras e firmar parceria com instituições para realização anual desta produção cultural na linguagem do Hip Hop. Esperamos por meio deste fomento, ganhar visibilidade e força com finalidade de participar de novos editais e firmar parcerias com empresas locais, destaca Flor. 

Acesse o resultado final das propostas do Edital Lei Aldir Blanc SC 2021:

https://www.cultura.sc.gov.br/noticias/23263-edital-lei-aldir-blanc-sc-divulga-resultado-final-da-edicao-2021


Colaboração: Andressa Borges Gomes Flor - Comunicação Digital 


sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Natal no Paraíso

Neste sábado (18/12), a partir das 14 horas, na Casa do Hip Hop de Criciúma acontecerá o Natal do Paraíso. A ação iniciará com reunião com as mães do Projeto Elas, e na sequência entrega de presentes e guloseimas para 43 (quarenta) crianças atendidas pela Casa do Hip Hop, e adotadas pela campanha Madrinha e Padrinho Legal.

Para encerrar a programação teremos Show Nacional com Trilha Sonora do Gueto e Conexão do Morro, São Paulo/SP a partir das 17 horas, com abertura de vários MCs da região.

Segundo Presidente do IHHC – Instituto Hip Hop de Criciúma, Cal Wil “É a segunda vez que a Trilha Sonora do Gueto vem para Criciúma, e acolher essa produção de nível Nacional para o IHHC é um marco histórico para nossa instituição, pois esse grupo foi e é referência desde a década de 90. Um dos MCs é o Kaskão que saiu do mundo do crime e hoje é um advogado”, pontua.

Para o Frankilin dos Passos (Nego Frank), Presidente da Casa do Hip Hop de Criciúma “Estamos felizes pelo conjunto de ações que irá acontecer amanhã, pois isso só acontece pelo fato de nossos parceiros e amigos que acreditam que podemos mudar a realidade local por meio da arte e da cultura”, finaliza.

Ação cultural com realização do IHHC – Instituto Hip Hop de Criciúma e Casa do Hip Hop de Criciúma, parceria da ASDC – Associação Dança Criciúma e da SLF Records, apoio Blade Energy, Lest Vandal e UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense. 

Colaboração: Andressa Borges Gomes Flor - Comunicadora Digital 



Associação Dança Criciúma é Selecionada com dois Projetos da Fundação Catarinense de Cultura

Ontem (16/12) a Fundação Catarinense de Cultura divulgou, na plataforma de inscrições, a lista com o resultado final do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2021. Neste ano, a Associação Dança Criciúma – ASDC, foi contemplada com dois projetos: TREM e Duplo Balanço: Linguagens Urbanas.

A proposta consiste em realizar formação cultural, por meio de  quatro Oficinas de Danças Urbanas em Espaços Culturais, na Casa do Hip Hop de Criciúma, bairro Paraíso, no Centro de Treinamento UDR Crew, bairro Imperatriz e na Sede da ASDC - Associação Dança Criciúma, bairro Vila Zuleima, atendendo crianças, adolescentes, jovens adultos de forma aberta e gratuita. 

Segundo Maxwell Sandeer Flor “Pretendemos atender aproximadamente quarenta participantes, por meio de oficinas de Danças Urbanas, nas linguagens do Hip Hop Dance e do Breaking, interligando com a história de extração de carvão e do processo de reabilitação de áreas degradadas pelas mineradoras do município Criciúma”, destaca.

O projeto propõe ainda, realizar Workshop com a temática (Metodologia do Ensino da Dança), com duração de oito horas para os oficineiros do projeto, professores de dança, e agentes culturais multiplicadores interessados da região Sul de Santa Catarina, de forma presencial e gratuita.

Oficina de Danças Urbanas na Casa do Hip Hop de Criciúma

Duplo Balanço: Linguagens Urbanas

A segunda proposta selecionada pelo edital é o “Duplo Balanço: Linguagens Urbanas”, que iniciou em 1997 e está em sua 13° edição. O escopo é desenvolver ações com os quatro elementos da Cultura Hip Hop (Breaking, Graffiti, MC e DJ), a ser realizada no primeiro semestre de 2022, na Casa do Hip Hop de Criciúma, no Centro de Treinamento UDR Crew e na Sede da ASDC - Associação Dança Criciúma. Um dos objetivos é possibilitar intercâmbio cultural entre artistas urbanos, propiciando espaço para maior visibilidade de suas ações, além de contribuir com valorização profissional, alavancando o mercado cultural da região Sul de Santa Catarina.

Para Andressa Borges Gomes Flor, Designer e Comunicadora Digital do projeto “O evento contemplará em sua programação: Batalha de Breaking 2 x 2; Palestra; Oficinas; Perfo-palestra; Roda de MCs; Graffiti e  Encontro de Artistas da Cultura Hip Hop. Todas as ações serão democratizadas por meio das redes sociais do Duplo Balanço e da Associação”, finaliza.


Bboy André Tavares - Artista da Dança e Produtor Cultural 


Confira o resultado final dos contemplados do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2021: