sábado, 16 de junho de 2018

Breaking, Memória e Resistência Cultural


Iniciou nessa semana (14 e 15/06) o projeto “Sociedade Recreativa União Operária: Breaking, Memória e Resistência Cultural”, aprovado no Edital Estadual de Incentivo à Cultura Elisabete Anderle 2017, prêmio “Arte e Cultura Negra e Indígena”, na categoria da dança.

A proposta é circular com palestras didáticas em 15 (quinze) escolas públicas de Criciúma, colaborando com a formação de plateia na linguagem da cultura hip hop e incentivando a “memória” da história do primeiro grupo de Danças Urbanas: SOS Dance, que na qual ensaiava e ensinava dança na SR União Operária.

Segundo proponente Vitor Cardoso da Rosa “O projeto visa conscientizar os estudantes sobre o conceito da cultura hip hop e sua relação com a sociedade negra, além de incentivar a formação de plateia na linguagem da dança, uma vez que esta prevista ação didática de breaking no final da palestra”.

O projeto conta com a parceria da Associação Dança Criciúma – ASDC, que envolverá os participantes do Projeto TREM – Interligando Linhas na Dança Educação, das Escolas Municipais:

- Escola Tancredo de Almeida Neves (Bairro Vila Zuleima);
- Escola Municipal Linus João Rech (Bairro Paraíso);
- Escola Hercílio Amante (Bairro Floresta II).

Segundo Maxwell Sandeer Flor, presidente da ASDC “A segunda palestra foi no Bairro Vila Zuleima, e falar nessa comunidade onde eu cresci e aprendi a dançar com Diógenes José (Pioneiro – SOS Dance), foi algo inexplicável. As crianças se envolveram na história e nos elementos constitutivos da Cultura Hip Hop” pontua.

 Registro fotográfico na Escola Municipal Hercílio Amante (Bairro Floresta II)
14/06/2018

(Maxwell Sandeer Flor - Presidente da ASDC) 

(Manoel Flor - Frank dos Passos - Maykon Silveira - Maxwell Flor)

Registro fotográfico na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves (Bairro Vila Zuleima)
15/06/2018

(Frank dos Passos - Artista da Cultura Hip Hop)


(Frank dos Passos - Ronaldo Silva e Maxwell Flor)


Nenhum comentário:

Postar um comentário