sexta-feira, 30 de março de 2018

Pioneiro Danças Urbanas de Criciúma ministra Workshop na UNESC

O pioneiro Rafael Pinheiro (Sócio Fundador da ASDC – Associação Dança Criciúma) realizou Workshop de Danças Urbanas na UNESC semana passada (24/3). Rafhaman e Flavia Caselli (dançarina de Roma/Itália) ministraram práticas do Hip Hop Style, MJ Style e Funk Style. O encontro foi uma iniciativa do Setor Arte Cultura, que também contou com a participação da Cia de Dança Unesc.

Em entrevista com Maxwell Sandeer Flor, Presidente da ASDC – Associação Dança Criciúma, Rafael Pinheiro relata como iniciou com as danças urbanas.

Como iniciou [...]

“Meu primeiro contato com a dança foi assistindo Michael Jackson, quando ele veio no Brasil em 1991. Depois assisti uma apresentação no Colegião (EEB Coronel Sebastião Toledos dos Santos) e o Negão (Realdo Cardoso) com o Grupo Mad Dance fizeram uma apresentação de Street Dance, em seguida fui conversar com Negão [como se fazia para dançar isso aí?]. Negão passou o telefone do Michel Flor, onde confirmou a hora e local do ensaio do Grupo The Laws. Chegou no sábado pela manhã chegamos lá, não sei o que aconteceu que nesse momento não conseguimos treinar, pois o grupos estava ensaiando coreografia. Eu lembro que estava eu, meu primo Andrigo e o Anderson [se eu não me lembro]. Depois disso fiquei sabendo que tinha um pessoal que treinava Hip Hop no Colegião, convidei meus amigos e fomos recebido pelo Nego Wilian (Willians Santiago) e assim comecei a treinar com eles (Grupo Street C).  Em seguida no mesmo ano (1998), três ou quatro meses depois, houve uma união entre os Grupos: The Laws e Street C, que formamos um grupo grande para participar do Festival de Dança de Joinville, com a coreografia [Liberdade]”.

Grupo The Laws - 1999

O que ficou marcado [...]

O que ficou marcado mesmo foi a nossa participação do Festival de Dança de Joinville, passamos uma semana inteira no evento. Lembro que fui eu, você, Michel, Tuti (pequeno) e o Eric [se eu não me engano]. Ficamos fazendo curso lá com Marcelo Cirino e a Tatiane Sanches [eu não lembro bem]. A Tati estava bem na moda os cursos dela. Marcou bastante dançar no palco principal do Festival de Dança de Joinville, naquele ano (1999).  E os eventos que fizemos juntos também, nosso primeiro evento de batalhas aqui em Criciúma: Duplo Balanço (2006). Eu lembro que você organizava festival de grupo, e lembro que depois que fomos em Itajaí fazer o curso com Herry Link (EUA), voltamos pilhado [temos que fazer um evento de batalha], então começamos a estudar e planejar o primeiro Duplo Balanço, com a participação do Roger Niggax (SP), lembro que foi bem conceituado na região. E claro, o Sistema Break que ficou bem marcado na minha vida, onde fiz bastante amizade, até hoje somos amigos por parte dos integrantes deste grupo. Lembro que a primeira vez que viajamos com o Grupo para batalhar fora, foi no Rio de Janeiro e que esse momento ficou bem marcado em minha carreira da dança.

(Foto: Maxwell - Rafael - Flavia)

Colaboração:
Maxwell Sandeer Flor - Presidente ASDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário