sábado, 8 de fevereiro de 2020

ASDC realiza Oficina de Dança Situada


No próximo sábado (15/02) a ASDC realizará Oficina de Dança Situada, com a Professora da UDESC, Doutora Bianca Scliar, de Florianópolis/SC.  As oficinas serão gratuitas e acontecerão em dois espaços: Casa do Hip Hop de Criciúma, das 14h às 17h e no Estúdio de Dança Paula Gregório, das 19h às 22h. Os interessados deverão encaminhar solicitação de vaga para o e-mail: asdc.criciuma@gmail.com.br, informando nome completo e telefone de contato.

Segundo Bianca Scliar “Nesta oficina será abordado métodos de composição para espaços alternativos através da compreensão do termo site-specific. O corpo em movimento e a arquitetura são sugeridos como campos entrelaçados que nos convidam a modos de explorar as fronteiras entre ‘dentro e fora’, excessos e rupturas, espaços intersticiais. Em exercícios práticos participantes são convidados a ampliar a compreensão sobre o lugar onde a dança acontece para repensar o processo de composição do corpo em cena”, salienta ainda que a oficina estrutura-se sobre princípios da dança pós-moderna que podem ser aplicados à processos de criação em qualquer modalidade.

Sobre a Professora Bianca Scliar


Artista multimídia e trabalha com as artes da cena, performance e vídeo nas intersecções entre a dança e as artes visuais. Doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá) atua entre a pesquisa e a criação, investigando processos pedagógicos e de composição. Desenvolve, a partir das noções de site specific a técnica da dança autuada, a partir de estudos rítmicos. É professora de técnicas corporais e danças no Curso de Teatro da UDESC, Universidade Estadual de Santa Catarina e no programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Diretora do Lab.Ei, Laboratório de Ensaios e Imprevistos , ajuntamento para a pesquisa-criação que une artistas, filósofos, professores que investigam condições para a improvisação, incluindo práticas e reflexões sobre pedagogias processuais, arte relacional e filosofia do organismo. Interessadas na partilha que não se vê (o intangível-sensível), dedica-se à criar e acolher o imprevisto, em composições e em práticas de estudo.

Foto: Acervo Pessoal Bianca Scliar


Sobre o Projeto TREM

No dia 29 de fevereiro de 2020, acontecerá mais uma etapa do Projeto TREM, propondo 03 (três) performances de dança no TRILHO, localizado no Bairro Paraíso - Criciúma, abordando composição corporal para espaços alternativos, entrelaçando aspectos da arquitetura, da espacialidade e da territorialização. A performance contará com a participação de três grupos de dança de Criciúma, intermediado pelos coreógrafos.

Projeto TREM é realizado pela ASDC com apoio do Governo Municipal de Criciúma, da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma - COMCCRI, com recursos do Edital N° 003/2019 - Cultura Criciúma. Parceria Institucional da Casa do Hip Hop de Criciúma e Instituto Criciumense de Hip Hop.

Colaboração: Andressa Gomes Flor
Setor de Comunicação da ASDC





Nenhum comentário:

Postar um comentário