quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Vandalismo no Parque dos Imigrantes: ASDC se Manifesta

Parque dos Imigrantes completa 30 dias e vem sendo atacado por vândalos
Por Bruna BorgesCriciúma, SC, 06/02/2019 - 08:55


Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna
No último aniversário de Criciúma, comemorado em 6 de janeiro, a população ganhou um presente, o Parque dos Imigrantes, localizado no Distrito de Rio Maina. São 61 mil metros quadrados de espaços de lazer, mas que não estão sendo bem cuidados por todos os frequentadores.
No início, o problema eram os delitos realizados dentro da estrutura, mas agora a situação negativa registrada é outra. “A Polícia Militar tem feito um trabalho excelente, inibindo o roubo, o tráfico de drogas, a prostituição, a bebedeira. Os menores estavam roubando, vendendo drogas aqui dentro, mas a polícia veio e está inibindo esse tipo de coisa, não está mais acontecendo. Mas, como a polícia está inibindo esse tipo de coisa, eles (jovens) estão se vingando no bem público, quebrando o bem público para se vingar”, conta o administrador do parque, Valdecir de Souza.
Associação Dança Criciúma se manifesta a respeito:
Segundo Frank dos Passos (Conselheiro Comunitário da ASDC) "Não basta inibir o adolescente, o poder público tem que trabalhar com prevenção. Desenvolver atividades culturais e esportivas para os jovens no Parque dos Imigrantes é fundamental para criar estado de pertencimento. Na verdade, faz tempo que o Poder Público não investe no Jovem, quando estive a frente da Coordenadoria da Juventude bati nesta tecla, pois o município não tem Fundo para Juventude, e muito menos recurso para esta pasta", conclui. 

O Presidente da ASDC, Maxwell Sandeer Flor salienta que "O Sistema Municipal de Cultura [Lei 6.818] continua apenas no papel, pois o Poder Público não coloca em prática o que esta previsto em lei, e quem perde com isso é a comunidade. Efetivar anualmente abertura de editais de chamamento público de cultura, resulta diretamente em atendimento a população por meio da arte e da cultura, proponentes poderiam escrever projetos com execução no Parque dos Imigrantes", finaliza. 

Hellen Manenti (Integrante da ASDC e Conselheira do COMCCRI) destaca que "O Programa Arte nas Comunidades da Fundação Cultural de Criciúma esta desativado fazem 4 anos, esse programa poderia ofertar Oficinas de Dança e Música no Parque dos Imigrantes, atendendo os jovens da região do Rio Maina, criando estado de pertencimento no equipamento cultural", destaca. 

Hoje (06/02) membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma estarão com o Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostim para avaliar e discutir políticas públicas de cultura e a falta de investimentos nas áreas da juventude e cultura.  
Maiores informações no Portal 4oito:
https://www.4oito.com.br/noticia/um-mes-a-sombra-do-vandalismo-10331


Nenhum comentário:

Postar um comentário